Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, março 22, 2010

A ruiva incendiária de D.Sancho I

Oficialmente o nosso Sancho foi casado com D.Dulce de Aragão, por razões diplomáticas esse casamento foi concebido segundo a estratégia diplomática de D.Afonso Henriques. Casamento aliás que deu muitos frutos pois ao longo de 20 anos de casamento, daria à luz no mínimo 11 filhos, suficientes para assegurar a continuidade dinástica.

Contudo, há sempre um contudo nesta coisas de sexo real, havia uma tal Maria Pais Ribeira, mais conhecida pela Ribeirinha que se dizia ter sido a sua grande paixão.

Ribeirinha pelo seu corpinho miúdo, ruíva de grande beleza, muita sedução e alguma perfídia, ao ponto de ter tido privilégios de Rainha como por exemplo o senhorio de Vila do Conde que o rei velho ciumento, lhe doara, como a condição específica de não se casar.

Acabou por ser raptada, após a morte do rei Sancho por Lourenço Viegas refugiando-se no Reino de Leão.

De volta ao reino, acabou por conseguir que D.Afonso II, em vez de perdoar a Viegas, como ela lhe fizera crer conseguir, mandou mata-lo vindo depois a casar com João Fernandes de Lima – o bom, (foi o primeiro da sua família a usar o apelido Lima), com quem ainda viria a ter 3 filhos.

Maria Pais a Ribeirinha viria a morrer em 1258, com 88 anos e está sepultada no Mosteiro de Grijó

  • Maria Pais Ribeiro viveu entre 1170 e 1258
  • D.Sancho I entre 1154 e 1211

Sem comentários: