Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, março 12, 2010

D.Afonso Henriques um rei certinho

Enquanto Henrique II em Inglaterra ou Luís VII em França, mantinham as suas relações sexuais bastante atribuladas, o primeiro com diversas amantes e pelo menos 2 filhos ilegítimos e o segundo não menos afoito e depois de 3 casamentos e seis filhos ainda arranjou "oportunidade" para mais um ilegítimo de uma amante "desconhecida", eventualmente "mãe incógnita" ou como quem diz de algum vassalo importante, que não convinha divulgar o nome.

Enquanto isso dizia eu o nosso rei fundador contemporâneo destes dois " colegas", manteve uma vida limpinha de incidentes (pelo menos não são registados atropelos). Se é certo que teve dois filhos antes do seu casamento, da sua amante Chamoa Gomes que segundo a visão romântica de Freitas do Amaral, teria sido a mulher da sua vida.

Levando ainda mais longe a sua teorização romântica, Freitas do Amaral, diz ainda que D.Afonso Henriques terá tentado casar com Chamoa, mas não o terá conseguido, pois naquele tempo de indiscutível autoridade da Igreja Católica os Reis não podiam casar com as amantes e os filhos ilegítimos não podiam suceder-lhes na coroa.

Quanto á possibilidade da amante, deixar de o ser pelo casamento, também, não se poderia colocar, já que Chamoa Gomes, depois de enviuvar do seu primeiro marido, professara no mosteiro de Vairão, logo era Devota (de vota consagrada a Deus) e impedida de se casar.

Muito embora não haja qualquer prova documental, há quem afirme que D.Afonso terá casado com Chamoa, muito embora esse casamento tenha sido anulado pouco tempo depois.

Casou então oficialmente em 1146 com dona Mafalda de Saboia, por razões de Estado, estratégicas, indo casar "longe" par ficar de fora de influências dinásticas com a vizinhança "espanhola" digamos assim por comodidade de linguagem.

Foram então gerados 7 filhos legítimos entre o nascimento do primeiro em 1147 chamado Henrique que viria a morrer jovem e a última Teresa nascida em 1157 e cujo parte originou a morte de sua mãe.

Depois de enviuvar mais uma ilegítima fruto da sua relação com uma tal Elvira o que em conclusão nos pode levar a dizer que ilegítimos só antes e depois de casar, durante o casamento fidelidade absoluta.

Enfim um santo, este nosso belicoso rei fundador D.Afonso Henriques.

Espaço de datas referências
  • D.Afonso Henriques nasceu em 1109 e morreu em 1185
  • Henrique II de Inglaterra nasceu em 1133 e morreu em 1189
  • Luís VII de França nasceu em 1120 morreu em 1180




Sem comentários: