Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, março 11, 2010

Leonor uma rainha poderosa (II)

Pouco tempo depois de se ter divorciado de Luis VII, Leonor de Aquitânia, casou com Henrique II o Plantageneta titular do trono de Inglaterra e só com esse casamento transferiu-se para o lado da coroa inglesa o tal terço do que é hoje a França, reduzindo o reino franco a proporções bem mais pequenas.

Leonor casou com Henrique em 1152 e nesse mesmo ano nasceu o primeiro filho de nome Guilherme, facto bastante comentado na altura e mais seria se houvesse revistas ou jornais de escândalos, que não deixariam de referir as relações pré-nupciais entre os monarcas.

Leonor além de riquíssima e poderosa, era culta e nada burra, pelo contrário, e tanto quanto se pode adivinhar, não esteve para suportar as aventuras extra-conjugais do marido e retirou-se para os seus territórios em França.

A reconciliação entre eles nunca aconteceu, até porque ela e os filhos mais velhos chegaram a maquinar uma rebelião contra Henrique em 1173 e se é verdade de Henrique viria a perdoar aos filhos a Leonor nunca perdoou e ela chegou a estar presa durante 16 anos, primeiro no Castelo Chinon, depois em Salisbury.

Só depois da morte do marido foi libertada pelo filho Ricardo e quando este partiu para a 3ª cruzada, ficou com regente de Inglaterra.

O Não posso deixar de referir a propósito deste tema , o meu filme favorito chama-se Leão no Inverno e esta é a cena inicial do filme que refere o momento em que Henrique II (PeterToole) manda suspender o exílio de Leonor (Katerine Hepburn) para passarem o Natal em família. Claro que o que Henrique pretendia era que ela aceitasse o divórcio, para se casar com a moçoila ai da imagem.( Leonor já estaria um pouco usada, ela era 11 anos mais velha que Henrique)

A interpretação de ambos é soberba e ao longo do filme deixam transparecer para além das suas divergência, uma relação de amor-ódio, que não tenho a certeza fosse o que sentiam Henrique e Leonor.