Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, março 14, 2010

A bigamia do Dieudonné

A ideia que perseguir judeus é uma ideia quinhentista é falsa, pelo menos 3 séculos antes disso Dieudonné (Dádiva de Deus), como era conhecido Filipe II de França, que se tornou rei aos 15 anos, descobriu a formula de reforçar as debilitadas finanças reais, expulsar judeus e abichar os seus bens.

Foi assim em 1182


Como seu pai só ao terceiro casamento conseguiu ter um filho varão foi considerado uma dádiva de Deus, por certo à revelia dos judeus, como já disse.

A rivalidade com Ricardo Coração de Leão era tão grande que adoeceram ambos com uma febre, da qual resultou alopécia e perda de unhas, e Filipe ganhou desta vez porque também perdeu uma vista.

Difícil mesmo de entender foi a razão que terá levado Filipe II a ter repudiado a sua segunda mulher Ingeborg da Dinamarca, no dia seguinte ao casamento, enviando-a para um mosteiro, recusando-se a reconhece-la como rainha, embora não conste que tenha devolvido 10.000 marcos em prata do dote.

Optou pela via da bigamia casando com Inês da Merânia, mas claro, arranjando um conflito dos diabos com o papado o que levou a uma interdição (excomunhão para Países) mesmo no início da viragem para o século XIII e obrigando-o a separar-se de Inês e respeitar o casamento com Ingeborg.


Acabando por organizar uma cerimónia de reconciliação, o interdito foi levantado em Setembro.

No entanto não voltou a juntar-se com a antiga esposa e continuou o processo de anulação do casamento.


Entretanto a morte de Inês, veio simplificar a questão e em 1213 devido à sua pretensão ao trono da Inglaterra através das ligações familiares da rainha, reconciliou-se (?) com Ingeborg .


Com a morte do marido em 1223, a rainha retirou-se para o priorado de Saint-Jean-de-l'Ile que fundara próximo a Corbeil, numa ilha de Essonne.

Lá passou o resto da sua vida em paz, até 29 de Julho de 1236, quando morreu aos 60 anos.

À falta de melhor foi chamada de Rainha de Orleães pelos seus contemporâneos, que não sabiam que título lhe atribuir.

Por cá D.Sancho ia fazendo 19 filhos,durante 20 anos o que foi uma excelente média, não de forma tão certinha como seu pai, mas isso são contas para outras histórias.




Filipe II nasceu em 1180 morreu em 1223
D.Sancho nasceu em 1154 e morreu em 1211


1 comentário:

Ed hardy shirts wholesale disse...

Very good article, continue to work, I love it.