Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, março 10, 2010

Leonor uma rainha poderosa

No ano de 1137 Leonor de Aquitânia era a mulher mais poderosa e rica da Europa, porque o seu pai durante uma peregrinação a Santiago de Compostela, morreu, dizem que vitimado por uma intoxicação alimentar. Como o seu irmão mais velho já tinha morrido, herdou os ducados de Aquitânia, Gasconha e o condado de Poitiers, tudo somado uma parte substancial do que é hoje a França.

Isso tudo era festim para Rei e o sortudo foi o destinado futuro rei dos franceses Luís. Assim aconteceu mas o seu casamento com Luís VII, não resultou, por incompatibilidade de feitios que se avolumaram no decurso da cruzada em que ambos participaram.

É atribuída uma declaração a Leonor: que pensava ter-se casado com um rei, mas descobrira que se casara com um monge.Talvez nesta frase esteja condensada uma outra que lhe terá sido feita de infidelidade, nunca comprovada.

O certo é que a falta de filho varão, esteve na origem da separação que Luis VII veio a conseguir utilizando a infalível formula da consanguínidade. A separação em 1152 e o posterior casamento com Henrique II de Inglaterra, irão determinar a História da Europa por vários séculos