Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, março 09, 2008

A tradição espanhola nos partos nacionais

A Rainha D.Maria I nasceu no dia 17 de Dezembro de 1734, antes dela nascer a sua avó a Rainha de Espanha escrevia à filha D.Mariana Vitória, ao mesmo tempo que enviava um cirurgião a acompanhar a carta onde mostrava a sua grande preocupação pelos maus cuidados que sua filha viesse a ter durante o parto.

A preocupação, reflectia diferença de mentalidades, em Espanha os partos reais eram feitos por cirurgiões, em Portugal por parteiras. Obviamente que em Portugal era assim por razões beatas, que impediam que um médico homem, assistisse a um parto, coisa de mulher.

Isabel Farnésio pelos vistos já não pensava assim, mas por carta a filha aceitou a vinda do médico com a condição de ficar num quarto ao lado "para o caso de haver necessidade", dizendo a sua mãe "os portugueses não aceitam bem os cirurgiões parteiros".

Hoje em dia já aceitamos bem os cirurgiões parteiros, sobretudo se forem espanhóis, dá imenso jeito que existam, para que os jovens portugueses da raia possam ir lá nascer, sempre se poupa qualquer coisinha cá deste lado.




2 comentários:

Anónimo disse...

Em questões de beatice, a Espanha sempre o foi mais do que Portugal.

As mulheres da raia portuguesa ficam muito melhor servidas em irem a Espanha, onde não se poupa nem um tostão, do que ficarem entregues às vergonhosas condições de parto que havia por essas maternidades fora.

Irra que és teimoso, e que falas do que não sabes.
A única coisa que podias clamar, era para que houvesse muito melhores condições em todas as maternidades, o que era impossível, porque nem nos países mais ricos isso acontece, ou seja, haver tantas maternidades com qualidade, para meia dúzia de partos por ano.

Luís Maia disse...

Só disse que nesse caso concreto a Rainha de Espanha Isabel Farnésio (nao era espanhola) não foi beata ao ter mandado um cirurgião para assistir ao parto da filha.
Para os portugueses é que nem pensar.

O Caso das maternidades acho uma vergonha fecharem-se serviços de saúde a contar com o vizinho .
Se para ti está bem assim, ok é um ponto de vista.

Para mim é um reflexo da maneira de ser borlista e pendura deste povo, mas luxos de ostentação é connosco. tipo andar de BMW mas ter as peúgas rotas

Em Chaves por exemplo, o encerramento do bloco de partos deixou as grávidas 50 quilómetros mais próximas da maternidade de Verín, em Espanha, do que da de Vila Real.