Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, outubro 03, 2007

Senhor Silva estimula o aumento do desemprego

Já estamos em 5º lugar na taxa de desemprego na Europa comunitária, praticamente na cauda como é habitual e se nos continuarmos a esforçar, em breve, chegaremos ao respectivo olho, que é como quem diz ao cerne da questão, o último lugar.

Se o Silva presidente continuar a fazer a apologia que as empresas portuguesas (e europeias também), devem investirem muito na Polónia, na Índia ou no Brasil, a tentação de fechar portas aqui e ir investir noutro lado acabará por se tornar aliciante, em prejuízo da nossa débil economia.

Ainda se tivéssemos uma indústria forte, investir fora do País, poderia ser óptimo para escoar produtos aqui feitos, mas não é o caso.

Será verdade para a China, para Portugal não é, não devemos esquecer que o que sabemos fazer é rolhas, rolhas de cortiça, que mesmo assim é industria em decadência.

Acrescente-se que na Polónia o desemprego está a diminuir, também porque seguindo as indicações do nosso presidente, vários capitalistas portugueses têm ali investido, em prejuízo do investimento no seu próprio País.

Em Portugal o emprego que existe, vai acontecendo duma forma precária, (aliás como todo o País que é em si mesmo precário), é no sector dos serviços ou no comércio, e nestas condições e com estas características, só chegaremos mesmo ao objectivo o nosso lugar de eleição o último, que neste caso é o primeiro o país com maior taxa de desemprego.

Deveremos estar gratos a Belmiro de Azevedo, por resistir à tentação do convite presidencial em abrandar o investimento em Portugal, ou pelo menos dividi-lo, para ir investir na Polónia ou na Índia. ?

Sem comentários: