Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, julho 18, 2007

Não gosto do Saramago, mas ...

Não simpatizo com José Saramago, não sou especial adepto da sua escrita, muito menos do seu ar embirrante nem daquele ar pedante e superior que ostenta sempre que fala para a "plebe" que o escuta. (Saudades de Agostinho da Silva ou Nemésio, seres verdadeiramente superiores na sua simplicidade).

Porém, há ainda outra coisa com que embirro mais, o defeito bem português, de ser incapaz de manter uma discussão, no seu verdadeiro nível dialéctico, quero dizer manter a discussão dentro dos limites do que realmente se está a discutir, sem a utilização deliberada, acho eu, de argumentos laterais, que não dizem respeito ao assunto em discussão.

Isto a propósito da famosa entrevista que Saramago deu ao DN, onde ele prevê a hipótese de no futuro, Portugal ser integrado numa eventual Ibéria, tornando-se mais um dos "estados" que hoje constituem esta Península.

Não consegue descortinar-se se Saramago deseja isso, pode até pensar-se que sim, mas o facto é que não o diz, emite apenas uma opinião do que pode vir a acontecer no futuro.

De imediato muita vozes se levantaram, atacando-o, como se Saramago tivesse defendido a integração de Portugal, "chico espertismo" intelectual, digo eu para parecer bem na comunidade portuguesa.

Não vem a propósito mas utilizando a regra nacional da discussão lateral, até posso "argumentar "que ele até paga os impostos em Portugal e não quer pagar em Espanha, sinal que gosta mais de nós.

Ofensa deliberada a Portugal e ao irmão povo Galego fez ele há dias, quando ali discursou em castelhano, depois de lhe terem dito que o podia fazer em Português pois toda a gente o compreenderia.

5 comentários:

Rita disse...

Leia o "Todos os Nomes", talvez mude de ideias. Maravilhoso!

Luís Maia disse...

Vou ler brevemente, posso mudar a minha opinião sobre ele enquanto escritor, como pessoa é difícil mudar, é um pretencioso, prefiro os simples, Bem me lembro como ambos gostavamos de Agostinho da Silva

Rita disse...

Eu acho que ele é mais antipático do que pretencioso.

Quanto ao Agostinho da Silva, achei graça ao facto de ter dito gostavamos. Para ser sincera, no meu caso é mais gosto porque a minha adimiração por ele, já é posterior à sua morte, na fase mais consciente da minha fase adulta.

Anónimo disse...

Não sei , não!
A Rita que me desculpe, mas para mim foi o livro mais chato de Saramago. Um autêntico sacrifício acabá-lo.

Agostinho da Silva e Nemésio, umas saudades enormes.

Lembro-me bem do livro, mas do filme não. Mas, também, já era teen em 1961.

Saramago, para mim, além de antipático é inexcedivelmente arrogante.
Leia os diários e ainda ficará com pior impressão, como pessoa.

No que ele disse...se tivesse usado a palavra Ibéria, talvez não tivesse provocado tamanha irritação. Foi infeliz na escolha da palavra, usou Espanha.

lopes disse...

nunca li saramago, mas tencionarei, se souber que seria bom para estender a minha cultura para outros ramos, ou talvez para engrandeçer a que ja tenho.como tal, sobre saramago vou apenas dizer que tem cara de tartaruga