Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

A tradição espanhola nos partos nacionais

 

A tradição espanhola nos partos nacionais

A Rainha D.Maria I nasceu no dia 17 de Dezembro de 1734, antes dela nascer a sua avó a Rainha de Espanha escrevia à filha D.Mariana Vitória, ao mesmo tempo que enviava um cirurgião a acompanhar a carta onde mostrava a sua grande preocupação pelos maus cuidados que sua filha viesse a ter durante o parto.

A preocupação, reflectia diferença de mentalidades, em Espanha os partos reais eram feitos por cirurgiões, em Portugal por parteiras. Obviamente que em Portugal era assim por razões beatas, que impediam que um médico homem, assistisse a um parto, coisa de mulher.

Isabel Farnésio pelos vistos já não pensava assim, mas por carta a filha aceitou a vinda do médico com a condição de ficar num quarto ao lado "para o caso de haver necessidade", dizendo a sua mãe "os portugueses não aceitam bem os cirurgiões parteiros".

Hoje em dia já aceitamos bem os cirurgiões parteiros, sobretudo se forem espanhóis, dá imenso jeito que existam, para que os jovens portugueses da raia possam ir lá nascer, sempre se poupa qualquer coisinha cá deste lado.

Sem comentários: