Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Obama-6 de Fevereiro

Obama obtém primeira vitória no sector da saúde

O presidente dos EUA assinou uma lei para aumentar os impostos sobre o tabaco que, afirma, permitirá arrecadar uma verba que será destinada a expandir o programa de saúde para mais quatro milhões de crianças. Barack Obama diz que este foi o primeiro passo da reforma do sistema de saúde norte-americano.

O projecto fora aprovado pelos senadores na semana passada, tendo agora recebido luz verde (290 votos a favor e 135 contra) da Câmara dos Representantes .

"Dar cobertura a 11 milhões de crianças através deste plano de saúde é o começo do meu compromisso de dar cobertura a todos os americanos", afirmou Obama, na cerimónia de assinatura.

"Não será fácil reformar o sistema e, é claro, não ocorrerá de uma vez só. Mas esta lei também não foi fácil", afirmou Obama.

Recorde-se que o seu antecessor, o republicano George W. Bush (2001-2008), vetou leis similares por duas vezes.

O programa de saúde para crianças, chamado Programa Estatal de Seguro de Saúde para Crianças, visa apoiar as famílias que não podem pagar planos de saúde particulares, mas que têm rendimentos superiores ao estabelecido pelo plano de saúde Medicaid, concedido pelo Governo aos mais pobres.

Obama obteve, assim, a sua primeira vitória junto ao Congresso no sector de saúde, pouco tempo depois de Tom Daschle, o político que escolhera para liderar o Departamento de Saúde, ter abandonado por dever 140 mil dólares em impostos atrasados e juros.

Entretanto, o Congresso confirmou Leon Panetta, de 70 anos, como o próximo director dos serviços secretos externos dos EUA (CIA), uma agência com péssima reputação devido aos controversos interrogatórios usados com suspeitos de terrorismo.

Sem comentários: