Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Obama-10 de Fevereiro

Senado aprova novo plano de Obama para relançar economia

O plano hoje aprovado prevê várias medidas desde a descida de impostos ao investimento público.

O Senado norte-americano aprovou por maioria qualificada o projecto de recuperação da economia apresentado por Barack Obama, que permitirá injectar no mercado 838 mil milhões de dólares. O plano de 1.5 biliões de dólares anunciado pelo Secretário do Tesouro para libertar os bancos dos “activos tóxicos” é outra medida que visa superar a crise financeira.


Timothy Geithner referiu que o objectivo do novo plano de auxílio às instituições bancárias visa “relança o crédito", "alimentar e reforçar os bancos” e "dar uma ajuda vital aos proprietários imobiliários e às PME".

O Senado e a Casa dos Representantes, que também já aprovou o projecto de estímulo económico, vão tentar coadunar as duas versões nos próximos dias. Os dois projectos apresentam muitas semelhanças, estando a maior diferença relacionada com o alargamento do programa de saúde federal e as áreas para investimento público.

O plano hoje aprovado prevê várias medidas desde a descida de impostos ao investimento público.

“É uma boa notícia, é um bom começo”, reagiu o presidente dos EUA na Florida. Contudo, Obama avisou que há ainda muito a fazer. O líder democrata no Senado disse que o projecto-lei será enviado para Obama “o mais rápido possível”. O presidente quer a versão final na Casa Branca até à próxima segunda-feira.

O projecto da Administração Obama foi aprovado por 61 votos, quando eram necessários 60, com 37 votos contra. A maioria democrata conseguiu captar os votos de três senadores republicanos, evitando protelar ainda mais a decisão.

O presidente dos EUA havia referido que o adiamento da aprovação iria implicar uma “catástrofe” para a economia do país e que este era essencial para recuperar quatro milhões de empregos.

Sem comentários: