Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, dezembro 04, 2007

A cimeira de Lisboa e a hipocrisia nacional


A questão da cimeira de Lisboa, manifestação que resultará inócua como acontece nestas cimeiras da treta, pelo menos a meus olhos.

A fome a doença e a morte de milhares de crianças e populações indefesas vai continuar, com ou sem cimeira de Lisboa, o objectivo de exterminar a guerra e os senhores que mandam nela, resultará em nada e esse seria o meu objectivo único, se eu mandasse na programação da agenda.

O que saliento é a hipocrisia dos nossos políticos, anfitriões e organizadores do evento, a propósito do convite ao Mugabe.

Assim a modo como quem convida, mas deixa ficar nas entrelinhas que era óptimo que Mugabe não viesse, alegasse eventual diarreia de última hora, ou mesmo qualquer outra coisa que lhe apetecesse dizer mais ou menos de cariz político, tanto fazia.

Não queríamos incomodar os amigos ingleses, nem a unidade africana. Queríamos ficar bem na foto, engraxando toda a gente, sem coragem para assumir a nossa posição política com frontalidade, não convidar o Mugabe porque ele é um ditador insuportável. PONTO FINAL.

Admito contudo, que se entendesse, não descriminar nenhum País e convidar toda a gente aceito e acho correcto. O que é ignóbil é fazer isso e depois declarar à boca pequena, sorrateira e jesuiticamente que era bom que ele não viesse.

É histórica essa atitude nacional de falta de coluna cervical, hipócrita, jesuítica e mesquínha, como sempre fomos ao longo da História, continua a ser e infelizmente não perspectivo melhorias futuras.

2 comentários:

LMB disse...

Não sei se sabes qual é o valor do cheque (espera-se que bom...) mas aponta para uma primeira tranchezita de 1,2MM (mil milhões) de euritos duplicando, depois, em 2010.
E tb. querem fazer uma 'muralha verde' ali às portas do Saara (isto deve ser interessante...) criando barragens XL e outros que tais.
África é cool.
(Há um gajo que tb. pensava o mesmo e foi para Madagáscar, mas veio de lá de padiola).
Eu talvez mude definitivamente para o Botswana. :)

Luís Maia disse...

Esses cheques para Africa, normalmente servem para engordar a pança dos gajos do costume.

Os gajos não querem aprender a pescar, querem é cheques pra conta bancária