- Em boa verdade Isabel de Aragao era muito inteligente e culta alem de devota
- Teria conhecimentos de emgenharia e arquitectura, idealizando, orientando e vigiando algumas das suas obras , sendo ela que fazia o traçado dos projectos ensinando os respectivos mestre , chegando o proprio D.Dinis a encarrega la de orientar a construçao de nobres moradas para si e para os seus fidalgos
- A sua última fundação foi uma capela em honra da Virgem Maria no convento da Trindade, em Lisboa, primeiro santuário em que foi venerada a Imaculada Conceição.
- O terramoto de 1755 e o incêndio subsequente destruíram-no por completo e a nova reconstrução do edifício e cerca abrangeram terrenos que se estenderam até à atual Rua da Misericórdia.
- A extinção das ordens religiosas em 1834 e a dispersão dos frades determinaram o loteamento e a venda do edifício. Hoje é possível ver o antigo refeitório e uma parte do claustro na Cervejaria Trindade.
- Também a caridade de Isabel pelos pobres e nobres que haviam perdido os bens foi incomparável. Ao seu esmoler dá ordens para nunca mandar embora de mãos vazias quem tivesse necessidades.
- Faz enviar víveres a mosteiros pobres e a regiões atingidas pela adversidade; protege os órfãos; socorre os jovens em condições precárias; todas as sextas-feiras da Quaresma, depois de ter lavado e beijado os pés a treze pobres, fazia-os revestir de roupas novas; na Quinta-feira Santa cumpria a mesma obra a treze mulheres.
Creditos; a pastoral da cultura
Sem comentários:
Enviar um comentário