Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, junho 15, 2012

As duas manas que venderam o reino de Leão

Os casamentos reais no século XII tinham enorme precariedade, casamentos entre famílias próximas traziam problemas de aprovação papal, sendo contudo anulados ou não de acordo com interesses diplomáticos e ou normalmente de acordo com os interesses financeiros da cúria romana.

Ora se a filha mais velha de D.Sancho I, de nome Teresa era prima do rei Leão, Afonso IX, para quê casa-los se se corria o risco de posterior anulação papal, por questões de consanguinidade ? Aparentemente como havia interesse na cruzada ibérica contra os mouros, podia admitir-se que essa questão fosse desta vez ultrapassada.

Tal não aconteceu, por razões estratégicas castelhanas, que não vem agora a propósito o casamento foi declarado nulo, e a noiva regressada às origens.

Desse casamento nasceram 2 filhas, Sancha e Dulce e curiosamente o segundo casamento de Afonso IX também viria a ser declarado nulo e o filho Fernando daí resultante também considerado ilegítimo bem como suas irmãs mais velhas.

Entretanto Afonso IX,em 1230, lega o reino de Leão em testamento às suas filhas Dulce I e Sancha II, porém, Fernando, auxiliado por sua mãe, decide-se a incorporar Leão nos seus domínios de Castela

Embora alguma da nobreza leonesa esteja pelas rainhas, a esmagadora maioria da aristocracia e do claro leoneses viam com bons olhos a unificação com Castela.

Graças à mediação diplomática da mãe, que soube usar de grande mestria, inclusivamente mandando chamar a anterior esposa de Afonso IX, Teresa de Portugal, então acolhida no Lorvão, a qual viria a intervir a favor de Fernando, convencendo as filhas e herdeiras do trono leonês a abandonarem as suas pretensões.

Fernando III conseguiu com que as duas herdeiras do primeiro casamento do pai renunciassem ao trono em seu favor, em troca de uma significativa quantia em dinheiro e outros privilégios – foi o que se chamou o «Tratado das Tercerias». Desta forma se uniram para sempre Leão e Castela na pessoa de Fernando, o Santo, passando Castela a deter a hegemonia no conjunto da Hispânia.

Dulce decidiu então acompanhar a sua mãe para Portugal, tendo-se recolhido com ela ao mosteiro do Lorvão, onde viria a falecer cerca de 1243.

Sancha fez-se monja no mosteiro de Villabuena del Bierzo, onde permaneceu até ao fim da vida.

Sem comentários: