Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, março 29, 2012

Infanta barriguda de 8 meses


 D. Ana de Jesus Maria filha de D.João VI e de Carlota Joaquina, foi a primeira infanta a casar fora da realeza e casou-se grávida, tendo nascido a filha mais velha no próprio dia em que finalmente o Corpo Diplomático acreditado em Lisboa se apresentou no Palácio de Benfica a fim de apresentar cumprimentos. 

Eles, no entanto, não puderam ver a infanta, mas apenas ouví-la de longe gritando as dores de seu parto.

D.Ana de Jesus Maria casara apenas 22 dias antes do nascimento da sua filha, com o marquês de Loulé  Nuno Rolim de Moura Barreto e que viria  a ser por 3 vezes presidente do Governo e que diziam na altura ser o homem mais bonito da Europa


O casal não quis envolver-se na disputa de D. Miguel I de Portugal, irmão de D. Ana de Jesus, pelo trono português. Exilaram-se e viajaram então por alguns anos pela Europa, período em que nasceram os filhos restantes. 


O casamento, nunca dissolvido, acabou em separação em 1835; e a infanta continuou a viver em Roma, na Itália, onde veio a morrer, vinte e dois anos depois. Por causa disso, D. Ana de Jesus jamais se tornou Duquesa de Loulé.


Bem é que  parece que não foi só por isso, passado o fascínio a infanta era dada a infidelidades o que terá originado a separação.


Ele há coisas em que se sai à mãe

Sem comentários: