Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, março 25, 2023

D.Joáo V e a Flor da Murta

  • Canção datada do séc XVIII, do reinado de D. João V e alusiva aos "amores" do rei com uma tal "Flor de Murta", sendo o seu compositor anónimo.aqui cantada por Luis Cilia 

  •  Oh! flor da murta
  •  Raminho de freixo 
  • Deixar d'amar-te 
  • É que t'eu não deixo. 

  •  Morrer sim
  • Mas deixar-te não
  •  Oh! flor da murta 
  • Amor do meu coração.

  •  Oh! flor da murta
  • Do meu coração 
  • Deixar d'amar-te 
  • Ai não deixo, não. 

  •  Luísa Clara de Portugal (Lisboa, 21 de agosto de 1702 - 31 de agosto de 1779) foi uma fidalga portuguesa do século XVIII, famosa amante do rei D. João V 

  • Notável pela sua beleza, era conhecida como Flor da Murta. 

  •  Já era casada  com D. Jorge Francisco de Menezes e mãe de três filhos quando iniciou seu relacionamento amoroso com o rei. 

  • Teve com ele uma filha, Maria Rita Gertrudes de Portugal que foi monja no Convento de Santos-o-Novo 

  •  Depois da sua relação com D. João V, teve um caso com o 1.º duque de Lafões, de que nasceu também uma filha, D. Ana de Bragança 

  •  Parece que o rei nao gostou e pensou mandar castrar o referido duque , mas o seu confessor consegiu apllacar lhe a ira

Sem comentários: