Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, dezembro 12, 2010

A morte violenta dum rei homossexual

Eduardo II de Inglaterra, foi sempre um rei pouco interessado nas coisas da governação, mas muito amigo de diversões, caçadas e ... homens. A sua homossexualidade era evidente desde os primeiros tempos de juventude e que teria levado seu pai Eduardo I a exilar para a Gasconha um tal Piers Gavestone, que era considerado amante do futuro rei.

Naturalmente que assim que Eduardo II subiu ao trono, logo mandou regressar à corte o seu apaixonado.Odiado pelos seus pares, Gaveston foi exilado mais duas vezes, apenas para ser chamado de volta assim que Eduardo II considerava prudente.

Acabou assassinado em 1312.

Longe de se pensar que tenha sido o amor seguinte do rei, aparece em cena Hugh Despenser, que para além do título de amante real, passou a cuidar da governação em nome do rei, que não estava para ai virado.

Ambos casados por eventual encenação acabou a rainha con...sorte Isabel a pretexto de negociações com o rei de se retirar para França , aproveitando para fazer uma aliança com Roger Mortimer, começando a planear uma invasão.

Supostamente Hugo tentou sobornar francêses para que assassinassem Isabel, mandando barris de prata como pagamento.

Roger Mortimer e a rainha invadiram a Inglaterra em outubro de 1326. Suas forças contavam em princípio só com uns 1.500 mercenários mas a maioria da nobreza foram se lhes juntando ao longo de Outubro e Novembro.

Os Despensers fugiram para oeste com o rei, com uma soma considerável do tesouro real. Mas a sua fuga não teve sucesso. e foram capturados em meados de Novembro

Despenser foi julgado e condenado e executado em 24 de Novembro de 1324 tendo sido
os restos do aristocrata sido encontrados na década de 1970 num fosso da Abadia de Hulton, no condado de Staffordshire.

Com o rei preso a regência de Isabel e Mortimer era precária. Em 3 de Abril, Eduardo II foi removido de Kenilworth e levado para o Castelo de Berkeley, em Gloucestershire, onde acredita-se, tendo sido então assassinado por um agente de Isabel e Mortimer.

Eduardo II foi tratado em condições sub-humanas pois esperava-se que ele não resistisse muito tempo a alguma doença e morreria de forma que parecesse natural. Mas isso não aconteceu e os regentes viam sua situação piorar a cada dia até que um dos guardas teve uma ideia para o matar sem deixar rasto.
.
Não era possível usar venenos ou qualquer tipo de armas que deixassem à mostra uma prova que ele teria sido assassinado. Então. na noite de 21 de Setembro, Eduardo II foi surpreendido enquanto dormia.

Um grande colchão foi jogado sobre ele para abafar seus gritos enquanto um chifre de boi oco era introduzido em seu ânus e por dentro do chifre, passou um ferro em brasa que queimou seu intestino e vários órgãos internos.

A razão de usarem um chifre era para permitir ao ferro em brasa penetrar, queimar as entranhas do rei e sair sem ferir suas nádegas.

Sem comentários: